fbpx
  • R. Josué Ribeiro, 184, Itaberaba
  • Seg- Sex 8:00 - 18:00. Sab 8:00 - 12:00.

Clínica Número 1

Na Chapada Diamantina

Consultórios Individuais

Equipe Qualificada

Tenha Resultados Garantidos

Pacientes Satisfeitos
Whatsapp : (75) 99148-0925

Anticoncepcionais, os novos inimigos da saúde bucal?

O surgimento da pílula anticoncepcional, há seis décadas, promoveu uma série transformações sociais, como o avanço na liberdade feminina e o respeito aos direitos reprodutivos. Mas o método de controle de natalidade também produziu efeitos sobre o corpo das mulheres, sendo que muitos deles só foram descobertos nos últimos anos.

Este é o caso da influência das pílulas na saúde bucal. Pesquisas recentes comprovaram que os hormônios estão diretamente relacionados com doenças nas gengivas, e por isso o uso deste método, que aumenta os níveis de estrogênio e/ou progesterona no organismo para prevenir a gravidez, também impacta na boca.

Esta relação foi comprovada a través de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada pelo Journal of Periodontology, que estudou a saúde bucal de um grupo ativo de mulheres com idade entre 20 e 35 anos que estavam tomando pílulas anticoncepcionais e outro controle que não utilizava este método contraceptivo.

De acordo com a pesquisa, o grupo ativo apresentou uma maior porcentagem de mulheres com gengivas retraídas, sangramento gengival e gengivas inflamadas do que o grupo controle.

Em outro estudo realizado no Canadá, os problemas periodontais foram significativamente maiores nas mulheres que usaram anticoncepcionais orais em comparação com aqueles que usaram outras formas de controle de natalidade.

De acordo com Dr. Gardel Costa, esses resultados não significam que as mulheres devem parar de usar este método de controle de natalidade, mas sim, devem consultar seu dentista regularmente para prevenir doenças bucais e aprender sobre as melhores maneiras de cuidar da saúde bucal.

ODONTOLÓGICA

Author: ODONTOLÓGICA

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Hi, How Can We Help You?