fbpx
  • R. Josué Ribeiro, 184, Itaberaba
  • Seg- Sex 8:00 - 18:00. Sab 8:00 - 12:00.

Clínica Número 1

Na Chapada Diamantina

Consultórios Individuais

Equipe Qualificada

Tenha Resultados Garantidos

Pacientes Satisfeitos
Whatsapp : (75) 99148-0925

Dentes com Stress

E por que não? Uma das palavras mais citadas em nosso mundo hoje e que define uma condição de tensão que afeta as emoções, os processos do pensamento e as condições físicas de uma pessoa, aplicável tanto ao nosso dia-a-dia como ao desgaste de rolamentos e amortecedores de carros, pode muito bem ser utilizada para nossos dentes.

Eu percebo logo, quando estou estressado meus dentes começam a doer de ponta a ponta indistintamente – são eles me avisando que alguma coisa precisa ser posta em pausa, seja trabalho, preocupação, estudo ou alguma outra coisa que ocupa minha mente e corpo sem dar um tempo para relaxar.

fadiga-corpo-dentes-itaberaba
O stress fadiga não apenas as diversas partes do corpo, mas também os dentes.

Dentes chiques, não é?! Mas se nós entendermos que o stress na verdade pode ser definido como qualquer condição desgastante promovida pelo excesso de ocupação, trabalho, esforço, pressão, tensão, levando ao cansaço, fadiga ou exaustão, nossos dentes podem, sim, apresentar este quadro.

Ora, nossos dentes estão submetidos a pressões durante a mastigação de dezenas de quilogramas nem sempre através de movimentos fisiológicos ou adequados; estão sujeitos a contatos fora de padrão ou movimentos da articulação incorretos refletindo sobre eles por toda a vida e, para não dar folga mesmo, um eventual ou constante ranger dental à noite.

Alie a isto um bombardeio constante dos micróbios e suas toxinas ácidas quando esquecemos de agradecê-los por tudo que nos fazem morder (e sorrir, e nos expressarmos, e paquerarmos, e nos deliciarmos, e…), ao não escovarmos e acariciá-los com o fio dental; deixe ainda estes micróbios formarem a placa bacteriana e calcificarem em forma de tártaro, causando inflamações na gengiva e no osso de suporte.

Só resta aos nossos belos e sorridentes dentinhos se estressarem e espernearem com uma baita dor…zinha!

Agora, diga-me, dente não se estressa?

Até a próxima.

Dr. Gardel Costa

Author: Dr. Gardel Costa

Dr. Gardel Costa é Mestre em Implantodontia, Especialista em Ortodontia, Especialista em Implantodontia e Pós-Graduado pela New York University. É diretor da Clínica ODONTOLÓGICA e desenvolveu o Maxx Dental, Software de diagnóstico, planejamento e gerenciamento odontológico. Realizou publicação de artigos científicos em revistas internacionais e ministração de palestras em Congressos Internacionais.

Hi, How Can We Help You?