fbpx
  • R. Josué Ribeiro, 184, Itaberaba
  • Seg- Sex 8:00 - 18:00. Sab 8:00 - 12:00.

Clínica Número 1

Na Chapada Diamantina

Consultórios Individuais

Equipe Qualificada

Tenha Resultados Garantidos

Pacientes Satisfeitos
Whatsapp : (75) 99148-0925

Dicas essenciais para quem usa aparelho ortodôntico

Veja estas importantes dicas sobre o uso do aparelho ortodôntico.

Para ver um vídeo sobre como higienizar seus dentes com o aparelho, clique aqui.

Usuários de aparelho ortodôntico precisam do dobro de tempo e atenção na hora de fazer a higiene bucal. A presença de braquetes, anéis e fios ortodônticos faz com que os usuários de aparelhos dentários fixos necessitem do dobro de tempo e atenção na hora de cuidar do sorriso. Por dificultarem o alcance da escova de dentes, os componentes do aparelho podem aumentar o acúmulo de alimentos, o que facilita o surgimento de placas bacterianas. Segundo o dentista Gardel Costa (CROBA 5286), o paciente com aparelho dental deve exercer diariamente todas as etapas da higiene bucal. "Recomenda-se que sempre tenha consigo um kit com escova, creme e fio dental para que, após as refeições ou lanches, possa fazer sua correta higienização em qualquer lugar", afirma.
Usuários de aparelho ortodôntico precisam do dobro de tempo e atenção na hora de fazer a higiene bucal.
A presença de braquetes, anéis e fios ortodônticos faz com que os usuários de aparelhos dentários fixos necessitem do dobro de tempo e atenção na hora de cuidar do sorriso. Por dificultarem o alcance da escova de dentes, os componentes do aparelho podem aumentar o acúmulo de alimentos, o que facilita o surgimento de placas bacterianas. Segundo o dentista Gardel Costa (CROBA 5286), o paciente com aparelho dental deve exercer diariamente todas as etapas da higiene bucal. “Recomenda-se que sempre tenha consigo um kit com escova, creme e fio dental para que, após as refeições ou lanches, possa fazer sua correta higienização em qualquer lugar”, afirma.
Utilize as escovas recomendadas Para quem usa aparelho, as escovas indicadas possuem cerdas arredondadas e ultramacias, sustentadas por uma caneleta central. Esse tipo, capaz de limpar corretamente os braquetes e o arco dos aparelhos ortodônticos, pode ser usada isoladamente, mas torna-se mais eficiente se utilizada com complementos, como escovas interdentais. "Esse tipos garantem a higienização da gengiva e das arcadas dentárias. O fio dental também é fundamental, pois permite a limpeza entre os dentes, mesmo com a presença do fio ortodôntico", afirma o Dr. Gardel
Utilize as escovas recomendadas
Para quem usa aparelho, as escovas indicadas possuem cerdas arredondadas e ultramacias, sustentadas por uma caneleta central. Esse tipo, capaz de limpar corretamente os braquetes e o arco dos aparelhos ortodônticos, pode ser usada isoladamente, mas torna-se mais eficiente se utilizada com complementos, como escovas interdentais. “Esse tipos garantem a higienização da gengiva e das arcadas dentárias. O fio dental também é fundamental, pois permite a limpeza entre os dentes, mesmo com a presença do fio ortodôntico”, afirma o Dr. Gardel
Não falte a sua consulta mensal. O acompanhamento correto é a chave de um tratamento de sucesso. O aparelho ortodôntico promove a todo  momento mudanças na estrutura óssea e nos dentes. Este processo leva à remodelação óssea e traz riscos caso não esteja sob controle periódico do ortodontista. Uma dica é marcar no alarme do seu celular a data de retorno mensal.
Não falte a sua consulta mensal.
O acompanhamento correto é a chave de um tratamento de sucesso. O aparelho ortodôntico promove a todo momento mudanças na estrutura óssea e nos dentes. Este processo leva à remodelação óssea e traz riscos caso não esteja sob controle periódico do ortodontista.
Uma dica é marcar no alarme do seu celular a data de retorno mensal.
Use escova interdental para remover placas entre os dentes e o fio ortodôntico Além do fio dental, as escovas interdentais são muito úteis na remoção de placas bacterianas que se acumulam entre os braquetes e fios do aparelho ortodôntico. Para efetuar a limpeza, é necessário inclinar a escova em um ângulo de 45 graus em direção à gengiva. Em seguida, fazer um movimento de cima para baixo, de forma suave e repetidas vezes, entre os dentes e o aparelho. É normal que haja um pequeno sangramento na gengiva durante o primeiro uso da escova interdental, que serve como um complemento por alcançar cavidades e irregularidades presentes na arcada dentária.
Use escova interdental para remover placas entre os dentes e o fio ortodôntico
Além do fio dental, as escovas interdentais são muito úteis na remoção de placas bacterianas que se acumulam entre os braquetes e fios do aparelho ortodôntico. Para efetuar a limpeza, é necessário inclinar a escova em um ângulo de 45 graus em direção à gengiva. Em seguida, fazer um movimento de cima para baixo, de forma suave e repetidas vezes, entre os dentes e o aparelho. É normal que haja um pequeno sangramento na gengiva durante o primeiro uso da escova interdental, que serve como um complemento por alcançar cavidades e irregularidades presentes na arcada dentária.
Utilize um irrigador bucal O irrigador bucal também é indicado para quem quiser maior cuidado de higiene com o seu aparelho ortodôntico. O dispositivo é útil para eliminar o mau hálito e limpar locais de difícil acesso. O aparelho dispara um jato d'água que acaba parcialmente com restos de alimentos, prevenindo o surgimento de placas bacterianas.
Utilize um irrigador bucal
O irrigador bucal também é indicado para quem quiser maior cuidado de higiene com o seu aparelho ortodôntico. O dispositivo é útil para eliminar o mau hálito e limpar locais de difícil acesso. O aparelho dispara um jato d’água que acaba parcialmente com restos de alimentos, prevenindo o surgimento de placas bacterianas.
Se possível, utilize fio dental com cera Os fios dentais sem cera acabam aumentando o atrito com o aparelho ortodôntico, fazendo com que o fio se arrebente durante o uso. Com um deslize mais suave, os encerados perpassam com mais facilidade por entre a aparelhagem ortodôntica.
Se possível, utilize fio dental com cera
Os fios dentais sem cera acabam aumentando o atrito com o aparelho ortodôntico, fazendo com que o fio se arrebente durante o uso. Com um deslize mais suave, os encerados perpassam com mais facilidade por entre a aparelhagem ortodôntica.
 Crianças precisam de auxilio na primeira higiene com aparelho O uso do fio dental para quem tem aparelho ortodôntico já é mais difícil. Para as crianças, a tarefa pode se mostrar bastante complicada nas primeiras vezes. Por isso, é recomendado que um dentista, ou os responsáveis pela criança, auxiliem na primeira higiene bucal após a instalação do aparelho.

Crianças precisam de auxilio na primeira higiene com aparelho
O uso do fio dental para quem tem aparelho ortodôntico já é mais difícil. Para as crianças, a tarefa pode se mostrar bastante complicada nas primeiras vezes. Por isso, é recomendado que um dentista, ou os responsáveis pela criança, auxiliem na primeira higiene bucal após a instalação do aparelho.

Para ver um vídeo sobre como higienizar seus dentes com o aparelho, clique aqui.

 

ODONTOLÓGICA

Author: ODONTOLÓGICA

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Hi, How Can We Help You?