Veja estas importantes dicas sobre o uso do aparelho ortodôntico.
Para ver um vídeo sobre como higienizar seus dentes com o aparelho, clique aqui.

A presença de braquetes, anéis e fios ortodônticos faz com que os usuários de aparelhos dentários fixos necessitem do dobro de tempo e atenção na hora de cuidar do sorriso. Por dificultarem o alcance da escova de dentes, os componentes do aparelho podem aumentar o acúmulo de alimentos, o que facilita o surgimento de placas bacterianas. Segundo o dentista Gardel Costa (CROBA 5286), o paciente com aparelho dental deve exercer diariamente todas as etapas da higiene bucal. “Recomenda-se que sempre tenha consigo um kit com escova, creme e fio dental para que, após as refeições ou lanches, possa fazer sua correta higienização em qualquer lugar”, afirma.

Para quem usa aparelho, as escovas indicadas possuem cerdas arredondadas e ultramacias, sustentadas por uma caneleta central. Esse tipo, capaz de limpar corretamente os braquetes e o arco dos aparelhos ortodônticos, pode ser usada isoladamente, mas torna-se mais eficiente se utilizada com complementos, como escovas interdentais. “Esse tipos garantem a higienização da gengiva e das arcadas dentárias. O fio dental também é fundamental, pois permite a limpeza entre os dentes, mesmo com a presença do fio ortodôntico”, afirma o Dr. Gardel

O acompanhamento correto é a chave de um tratamento de sucesso. O aparelho ortodôntico promove a todo momento mudanças na estrutura óssea e nos dentes. Este processo leva à remodelação óssea e traz riscos caso não esteja sob controle periódico do ortodontista.
Uma dica é marcar no alarme do seu celular a data de retorno mensal.

Além do fio dental, as escovas interdentais são muito úteis na remoção de placas bacterianas que se acumulam entre os braquetes e fios do aparelho ortodôntico. Para efetuar a limpeza, é necessário inclinar a escova em um ângulo de 45 graus em direção à gengiva. Em seguida, fazer um movimento de cima para baixo, de forma suave e repetidas vezes, entre os dentes e o aparelho. É normal que haja um pequeno sangramento na gengiva durante o primeiro uso da escova interdental, que serve como um complemento por alcançar cavidades e irregularidades presentes na arcada dentária.

O irrigador bucal também é indicado para quem quiser maior cuidado de higiene com o seu aparelho ortodôntico. O dispositivo é útil para eliminar o mau hálito e limpar locais de difícil acesso. O aparelho dispara um jato d’água que acaba parcialmente com restos de alimentos, prevenindo o surgimento de placas bacterianas.

Os fios dentais sem cera acabam aumentando o atrito com o aparelho ortodôntico, fazendo com que o fio se arrebente durante o uso. Com um deslize mais suave, os encerados perpassam com mais facilidade por entre a aparelhagem ortodôntica.

Crianças precisam de auxilio na primeira higiene com aparelho
O uso do fio dental para quem tem aparelho ortodôntico já é mais difícil. Para as crianças, a tarefa pode se mostrar bastante complicada nas primeiras vezes. Por isso, é recomendado que um dentista, ou os responsáveis pela criança, auxiliem na primeira higiene bucal após a instalação do aparelho.
Para ver um vídeo sobre como higienizar seus dentes com o aparelho, clique aqui.