fbpx
  • R. Josué Ribeiro, 184, Itaberaba
  • Seg- Sex 8:00 - 18:00. Sab 8:00 - 12:00.

Clínica Número 1

Na Chapada Diamantina

Consultórios Individuais

Equipe Qualificada

Tenha Resultados Garantidos

Pacientes Satisfeitos
Whatsapp : (75) 99148-0925

O perigo das quedas e traumatismos dentais

Escrevi este texto em 2003, já se passaram 13 anos! Vejamos o que este texto nos falava…

QUERIA MUDAR O MUNDO E…

“Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados nazistas costumavam quebrar os dentes das pessoas com coronhadas dos seus fuzis e por tanto ver estas atitudes, J. O. Andreasen prometeu a si mesmo que lutaria para corrigir estas tristes ocorrências.

Nestes 60 anos, a determinação deste menino influenciou todo o mundo no tratamento dos traumatismos dentais, hoje, o Dr. Andreasen é a maior autoridade mundial nesta área e suas pesquisas possibilitaram a recuperação do sorriso de milhões de pessoas desde então.

Os traumatismos nos dentes podem causar fraturas de coroa ou raiz, luxações (amolecimentos), rachaduras, extrusões (queda do dente ou saída parcial dele) ou intrusões (entrada do dente no osso) – causados pela prática de esportes, acidentes automobilísticos, brigas, quedas acidentais etc.

O tratamento imediato é procurar um cirurgião-dentista e levar o dente ou fragmentos dele (caso tenham caído) preferencialmente no seu próprio local da boca ou imerso em soro fisiológico, saliva, leite ou água limpa. Quanto mais rápido for o atendimento, melhores serão as chances de sucesso.
Quando lembrei desta história da vida de Andreasen, senti-me tocado não apenas por ser um assunto próximo ao meu trabalho no dia-dia, mas principalmente devido à atitude de um menino ao ver tamanha adversidade e sua dedicação durante toda a vida para amenizar o sofrimento de quem acidentalmente se depara com este problema.”

Capacetes tipo "coquinho" são até refrescantes, mas não oferecem proteção para os dentes, mandíbula e ATM.
Capacetes tipo “coquinho” são até refrescantes, mas não oferecem proteção para os dentes, mandíbula e ATM

Acrescento agora uma situação muito comum e que nos traz muitos atendimentos: os acidentes de motos com pessoas utilizando capacetes parciais (aqueles sem a proteção do queixo), pois na queda devido à falta da proteção, infelizmente ocorrem muitos traumatismos nos dentes, queixo, mandíbula e ATM, a articulação próxima ao ouvido.

E o texto terminava assim…

“Cazuza cantou que era um menino do tipo que ‘queria mudar o mundo em cima do muro’. Por seu lado, Jesus mostrou que quando quis mudar o mundo, desceu do céu. No momento em que Andreasen precisou mudar o seu mundo, ele ‘desceu do muro’ e começou suas pesquisas e atendimentos.
Quanto a nós, o que podemos observar em nosso dia-dia para que possamos dizer: ‘Vou descer do muro!’ ? Que tal começar agora pela verificação do seu quintal contra focos da dengue ou passar a utilizar capacetes totalmente fechados…”

Até a próxima.

Dr. Gardel Costa

Author: Dr. Gardel Costa

Dr. Gardel Costa é Mestre em Implantodontia, Especialista em Ortodontia, Especialista em Implantodontia e Pós-Graduado pela New York University. É diretor da Clínica ODONTOLÓGICA e desenvolveu o Maxx Dental, Software de diagnóstico, planejamento e gerenciamento odontológico. Realizou publicação de artigos científicos em revistas internacionais e ministração de palestras em Congressos Internacionais.

Hi, How Can We Help You?