fbpx
  • R. Josué Ribeiro, 184, Itaberaba
  • Seg- Sex 8:00 - 18:00. Sab 8:00 - 12:00.

Clínica Número 1

Na Chapada Diamantina

Consultórios Individuais

Equipe Qualificada

Tenha Resultados Garantidos

Pacientes Satisfeitos
Whatsapp : (75) 99148-0925

Perda precoce dos dentes de leite pode causar problemas na erupção dos permanentes

Certamente você já escutou a expressão “bons hábitos vêm de berço”. E devem vir, ainda mais quando se trata de saúde bucal. A limpeza da cavidade oral deve começar com a chegada do primeiro dente de leite. Apesar de transitórios, os decíduos são extremamente importantes: quando saudáveis, estimulam o crescimento e desenvolvimento da face e da boca, melhorando a qualidade de vida infantil. Se bem alinhados, ajudam a realização das funções orais, como a mastigação e a fala.

Dr. Gardel Costa explica que a erupção da primeira dentição pode ser influenciada por diversos fatores: desde o histórico familiar até disfunções como síndromes. Apesar de variar individualmente, o surgimento dos primeiros dentes se dá, em média, entre seis e oito meses de vida. Já o início da troca, ou seja, da perda desses elementos, acontece por volta dos seis anos de idade.

Mas nem sempre esse ciclo é concluído: cáries, traumatismos, quedas e doenças gengivais, por exemplo, podem encurtar a vida dos dentinhos, causando a chamada perda prematura. “Se naturalmente um dente deveria cair aos sete anos e cai aos quatro, é importante manter o espaço perdido para o sucessor. Isso é feito com um aparelho ortodôntico ou algum outro dispositivo odontológico, de forma que nem a erupção do dente permanente e nem o sorriso da criança fiquem prejudicados”, frisa o especialista. Caso isso não seja feito, o dente permanente pode perder espaço na gengiva e nascer torto.

Quando um dente de leite cai antes da hora, o exercício adequado das funções orais (mastigação, sucção, deglutição, fala e respiração) fica comprometido, assim como a estética facial. “Para evitar que esses transtornos aconteçam, hábitos adequados de alimentação e higiene, monitoramento odontopediátrico preventivo e orientações profissionais durante o pré-natal são as atitudes mais indicadas”, salienta a profissional.

No caso das crianças prematuras que nasceram muito antes da hora e apresentam um desenvolvimento mais lento que as demais, a odontopediatra explica que os cuidadores devem utilizar a idade corrigida para calcular a média de tempo do nascimento dos dentes. Por exemplo: se a criança nasceu aos sete meses, os familiares devem contar mais dois meses para prever a erupção dos dentinhos.

ODONTOLÓGICA

Author: ODONTOLÓGICA

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Hi, How Can We Help You?