Existem aquelas pessoas que sentem um verdadeiro pânico de ir ao dentista. Outras pensam que só é necessário consultar um especialista em saúde oral quando há algum problema na boca. E tem também aqueles que marcam as consultas mas acabam esquecendo. Como você pode ver, os motivos para evitar o dentista são variados, mas o que muita gente não sabe é que eles podem ter graves consequências.
Em 2013, uma declaração das Nações Unidas enfatizou a importância de ir ao dentista e manter a saúde bucal na prevenção de doenças bucais, especialmente a cáries dentárias. Mas, além de ajudar a manter a higiene bucal atualizada, visitas regulares ao dentista podem salvar vidas:
“A visita regular ao dentista, pode identificar as lesões precoces que podem ser transformadas em câncer bucal”, explica o cirurgião-dentista Gardel Costa, Mestre e Especialista em Implantodontia e Especialista em Ortodontia.
Além disso, de acordo com o especialista, os profissionais de saúde bucal também podem identificar doenças infecciosas que não ocorrem necessariamente na boca, mas que podem se manifestar na mucosa oral e gerar graves problemas em todo o corpo se não forem tratadas.
É por isso que, para cuidar da saúde de forma completa, é importante deixar de lado o medo e a preguiça e visitar o seu dentista a cada seis meses.