fbpx
  • R. Josué Ribeiro, 184, Itaberaba
  • Seg- Sex 8:00 - 18:00. Sab 8:00 - 12:00.

Clínica Número 1

Na Chapada Diamantina

Consultórios Individuais

Equipe Qualificada

Tenha Resultados Garantidos

Pacientes Satisfeitos
Whatsapp : (75) 99148-0925

Saiba porque manter a gengiva saudável faz toda diferença para sua saúde bucal.

A gengiva é um elemento essencial da estrutura bucal, responsável por revestir o osso e sustentar os dentes. Por isso, uma atenção redobrada deve ser direcionada aos cuidados com ela. O cirurgião-dentista Gardel Costa explica sobre a importância dos cuidados com esse tecido para uma boa saúde bucal.

IMPORTÂNCIA DE UMA GENGIVA SAUDÁVEL PARA A SAÚDE BUCAL
Um belo sorriso não depende somente dos dentes esteticamente brancos. A boa aparência depende também de cuidados com a saúde da gengiva. “Uma higiene oral correta pode prevenir várias doenças nessa região, como a gengivite e periodontite”, explica o dentista.

A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, ao redor de dentes naturais ou implantes. Esta condição é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nesse local e nos dentes, normalmente decorrente de uma escovação deficiente. O problema pode surgir de maneira espontânea, sangramento durante a escovação, uso do fio dental, gosto metálico na boca ou vermelhidão e edema na gengiva.

QUANDO NÃO HÁ O TRATAMENTO DA GENGIVITE, O QUADRO PODE PIORAR
Há situações em que o paciente não trata adequadamente a gengivite, podendo evoluir para uma periodontite. Nesses casos, trata-se da fase da doença periodontal – que também é mais grave. Ela afeta as estruturas de base dos dentes por conta do acúmulo de placa, o que pode causar retração gengival, mobilidade e perda dentária. O profissional ressalta que a gengiva inflamada pode comprometer ainda a saúde geral.

Foi comprovado cientificamente que a ocorrência de doenças periodontais pode contribuir também para a piora de outros problemas, como diabetes, doenças cardiovasculares e favorecer o parto prematuro.

A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR O CUIDADOS PASSADOS PELO DENTISTA
Tanto os danos estéticos quando a perda dos elementos dentários são consequências das doenças periodontais. “É importante que seja realizada uma higiene oral eficiente todos os dias evitando, assim, o acúmulo de placa bacteriana nos dentes”, alerta o cirurgião.

Esses problemas tornam-se perigosos, pois geralmente a maioria dos pacientes não sabe que está sofrendo de um quadro de doença periodontal, além da patologia poder comprometer outros funcionamentos do corpo.

QUAIS CUIDADOS SÃO INDICADOS PARA UMA GENGIVA SAUDÁVEL?
O grande causador das doenças periodontais é a placa bacteriana não removida e a falta do uso diário de fio dental, formando assim o tártaro (cálculo dental), que endurece na superfície do dente. Para retirá-lo é preciso o uso de instrumentos especiais durante a consulta ao dentista. Além disso, os cuidados com a saúde da gengiva devem ser diários.

ODONTOLÓGICA

Author: ODONTOLÓGICA

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Hi, How Can We Help You?